sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Pequeno Einstein

Chama-se Jacob Barnett e tem apenas 12 anos mas um QI de 170 pontos, mais 10 que Einstein (QI=160 pontos).


Com apenas dois anos de idade, este pré-adolescente tinha retraimento social. Mais tarde, foi-lhe diagnosticado o Síndrome de Asperger que é uma variante do autismo. Uma vez que Jacob não falava até completar 3 anos de idade, os seus pais começaram a utilizar um tratamento para crianças com autismo. A terapia Floortime consiste em encontrar matérias que suscitem interesse para a criança de modo a que esta interaja com o mundo exterior. Deste modo, Jacob começou logo a demonstrar muito interesse na astronomia devido a um livro sobre estrelas que lia repetidamente.
Frequentou a escola pública o que se tornou bastante aborrecido para ele. Com o aconselhamento do psicólogo, foi retirado da escola assistiu a algumas aulas sobre astronomia e matemática avançada na Universidade de Indianapolis (IUPUI).
Na preparação de um trabalho da faculdade, ele aprendeu todos os pré-requisitos da matemática do secundário em apenas duas semanas. Passou nos exames que lhe permitiam a entrada naquelas cadeiras e assim pode matricular-se na universidade com apenas 12 anos.
Ele afirma estar a desenvolver uma teoria alternativa ao Big Bang porque, segundo os seus cálculos, esta teoria não explica a quantidade de carbono existente no universo. A IUPUI está a considerar mudar o estatuto de Jacob de aluno para pesquisador remunerado.


Este jovem suscitou-nos especial interesse devido à sua condição Psicológica. É normal que as crianças aquando do seu desenvolvimento concedam especial interesse por determinadas áreas. No entanto, o que define crianças com o Síndrome de Asperger é a intensidade incomum desse interesse, que é o caso do Jacob em relação à astronomia e matemática. Uma outra característica bastante notória neste jovem é o seu discurso. Como é característico em pessoas com este condicionamento Jacob apresenta um discurso bastante formal, muitas vezes impróprio para o contexto, como podem verificar no vídeo que se segue em que o jovem dá uma aula sobre cálculo 2, questões difíceis até para adultos.





1 comentário:

  1. Olá,
    Parece-me que já encontraram o vosso rumo. Contudo, em 6 de Março referem a estrutura que vão abordar no desenvolvimento do blog mas até ver esta não é visível! Acho interessante o recurso a notícias de jornais que tenham a ver com o tema da adolescência mas seria interessante conhecer melhor o vosso posicionamento em relação aos assuntos tratados. A vossa abordagem é diversificada (notícias, textos, sugestão de filmes, de músicas) e interessante. Por favor tornem mais explícito o sentido da inclusão do post sobre um jovem de 12 anos com Asperger! Atenção aos vídeos colocados - o que remete para o caso deste jovem não faz sentido.
    Continuem o bom trabalho,

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