sexta-feira, 6 de maio de 2011

Eric Hoffer
" Perhaps a modern society can remain stable only by eliminating adolescence, by giving its young, from the age of ten, the skills, responsibilities, and rewards of grownups, and opportunities for action in all spheres of life. Adolescence should be a time of useful action, while book learning and scholarship should be a preoccupation of adults." 

  Comentário:

Actualmente, muito se discute a forma como os adolescentes devem ser encarados e quais os seus papéis na sociedade. Com efeito, a adolescência é muitas vezes associada a comportamentos desadequados, rebeldia ou até com violência e marginalidade. Tais concepções têm desencadeado medidas de “contenção” e controlo dos adolescentes, numa tentativa de limitar o seu possível impacto negativo na sociedade. Contudo, e de acordo com Hoffer, devem ser adoptadas exactamente as medidas contrárias e permitir aos adolescentes sentirem o peso das responsabilidades e poderem desempenhar papéis mais activos nos meios em que se encontram inseridos. De facto a frase de Eric Hoffer realça um ponto importante mas descura também a componente da educação que, tal como já estudámos, é importante que se inicie e prolongue durante a infância e adolescência de modo a capacitar os adolescentes a interagirem adequadamente com o meio envolvente. Assim, se por um lado é importante delegar funções nos adolescentes para que sintam o peso da responsabilidade também é que o façam ao longo da sua instrução e educação de modo a torná-los sujeitos mais capazes e responsáveis.

  

1 comentário:

  1. Olá adolescentes crescidas,
    Este filme veio mesmo a calhar para o vosso tema, não foi? Acho que pegaram bem em várias mensagens, que destacaram através de frases retiradas do filme. Por vezes falam da imaturidade de Juno mas não esclarecem por comparação a quem é que lhe atribuem esta característica. É esperado que um adolescente tenha o mesmo nível de maturidade que um adulto? A última frase que destacam (‘estive a lidar com coisas muito acima do meu nível de maturidade’) evidencia a sua maturidade e não tanto a imaturidade que lhe atribuem… A avaliação da maturidade não é algo linear, aliás, como tudo o que remete para o comportamento humano.
    Outro aspecto que destaco positivamente tem a ver com a publicitação de eventos relacionados com a temática do blog.
    Ainda, considerando que o grupo envolve duas colegas Erasmus, o texto em inglês ganha uma dimensão de inclusão muito pertinente.
    A temática dos distúrbios alimentares parece-me ser muito importante.
    Será bom que comentem as citações que colocam no blog. Qual a vossa opinião em relação à frase de Eric Hoffer?
    Boa semana académica,
    Até breve.
    GP

    ResponderEliminar