sábado, 12 de março de 2011

NOTÍCIA: Adolescente engana autoridades para justificar faltas às aulas


11 Março 2011

"Um adolescente de 15 anos terá mentido às autoridades dizendo ter sido vitima de rapto, alegadamente para justificar faltas às aulas.


Segundo informou a Polícia Judiciária, através da directora do Norte, o jovem disse ter sido vítima de sequestro, agressões e posterior libertação por não possuir uma quantia em dinheiro que lhe terá sido alegadamente exigida pelos raptores.

Ainda segundo o relato do jovem às autoridades, o alegado rapto terá ocorrido entre as 10h00 e as 14h00 da passada quinta-feira, na zona de Guimarães, perto de uma escola.
Na sequência dos incidentes relatados, a alegada vitima foi assistida numa unidade hospitalar por ferimentos ligeiros nas mãos que poderão ter sido infligidos a si próprio."

                                                       in: Correio da Manhã 
                                                       por: Marcelo Brites 
  

3 comentários:

  1. Será que de facto ele terá inflingido danos a ele proprio e inventado tudo isso apenas para justificar umas faltas de um dia ou quererá chamar atenção por algum motivo? Inacreditável...
    Gostei do blogue, continuem :)

    ResponderEliminar
  2. Ana Gomes, Cândida Parente, Raquel Almeida, Isabel Ribeiro - Relação entre pares17 de março de 2011 às 01:48

    Pois, a questão essencial é precisamente a que a Ana focou: "será tudo inventado apenas para justificar as faltas ou quererá chamar a atenção por algum outro motivo?".
    Penso que estamos a viver uma época de muita controvérsia em que grande parte dos adolescentes faz as coisas por obrigação e não por gosto. Por outro lado, é difícil que as gerações mais velhas consigam compreender que esta é uma fase de grande pressão e que todas as emoções estão à flor da pele. Devemos sempre tratar destes casos com delicadeza porque muitas vezes a solução para o problema está bem enterrado na inquietação silenciosa do adolescente...

    ResponderEliminar
  3. De facto essa é a questão fulcral, a notícia despertou-nos especial atenção por esse motivo.

    É necessário que nos lembremos de que nesta fase os jovens sofrem muitas mudanças na sua vida e a sociedade em que este vive tem muita influência no seu desenvolvimento e na sua maneira de lidar com as situações. Deve ser salientado também o facto de que não temos conhecimento algum sobre o historial do jovem que, como sabemos, poderia ajudar a esclarecer a questão em debate. Mas sem dúvida que isto pode ter sido uma das formas do jovem chamar à atenção ou fazer-se notar perante alguém.

    Como disse o grupo da Ana Gomes, vivemos numa época de muita controvérsia e consequentemente, os jovens sentem muita ‘pressão’ o que os leva a viver numa constante inquietação.

    No meu ponto de vista, algo a ter em conta é que uma das coisas mais difíceis para o homem é o conhecimento próprio, logo imaginem a dúvida que este enfrenta quando esse homem ainda não está completamente ‘moldado'.

    Eu sei que não respondi completamente às vossas questões mas não me parecem existir quaisquer respostas assertivas tendo em conta que também não sabemos muito sobre o caso. No entanto agradeço em nome do grupo os vossos comentários.

    ResponderEliminar